Senhores Pais ou Responsáveis

04/10/2013, 0:00. Publicado por

images (2)Antes de dar início ao assunto principal, vou falar da sarcopenia para uma breve reflexão e depois permitir que tracem um paralelo para o assunto em questão: a falta de atividade física na infância.

 “SARCOPENIA”, do Grego, “pobreza de carne”, é a perda de massa e força na musculatura esquelética (como bíceps, tríceps e quadríceps). Essa perda, próxima aos 30 anos, mais para uns, menos para outros, somada a outros eventos, marca o declínio do nosso desenvolvimento. Esse declínio, que chamamos de “envelhecimento”, pode ser vertiginoso ou moderado e tem uma relação direta com a forma na qual direcionamos nossa vida até essa idade.

Onde foram parar as brincadeiras de roda, de pique e de bola, o velho velotrol, o patinete o skate, os jogos e as brincadeiras de rua? A criança que não desenvolve sua musculatura sente-se menos à vontade para brincadeiras que demandem esforços físicos. Compramos patinetes, skates e o velotrol motorizados, acostumamos nossas crianças ao vídeo game (mais fácil e seguro) e esquecemos de despertar o gosto pela prática da atividade física. Criamos um ciclo pernicioso que vem culminando em crianças com doenças como obesidade e outras antes vistas apenas em pessoas na fase adulta: diabetes e colesterol elevado.

                                                                                                   criancas-a-brincar

Esse parece ser um triste fim cada vez mais comum a nossas crianças: o “envelhecimento precoce”. Na primeira infância, quando mantemos muito as crianças no colo e proibimos as brincadeiras para que não se machuquem ou sujem as roupas; na segunda infância, quando compramos os brinquedos motorizados e impedimos que se esforcem em suas atividades; ou quando permitimos que passem horas em seus jogos eletrônicos longe do sol, estamos contribuindo para que a criança tenha uma estrutura frágil e faça da preguiça um vício na sua vida. Isso as torna menos dispostas e todo esforço físico transforma-se em algo exaustivo e doloroso, deixando o prazer na atividade, cada vez mais longe.

Recentemente no Fantástico, no “Medida Certa”, vimos os exames que caracterizaram a cantora Preta Gil com um quadro clínico e físico semelhantes ao de uma pessoa de 80 anos.

images (1)

Embora a sarcopenia e a falta de atividade física na infância sigam vias distintas, lógico, o paralelo que tento traçar fica bastante claro. Ambas nos tornam seres mais fracos e menos dispostos, desencadeando uma série de problemas em médio e longo prazo. Uma vida saudável constrói-se já na infância e esse é o primeiro passo, sem dúvida, para uma vida mais saudável e produtiva após a fase adulta.

Senhores pais ou responsáveis, precisamos incentivar com todo esforço as crianças à prática da atividade física. Precisamos fazer com que corram, pulem, pedalem, nadem, dancem… que suem. Precisamos dar exemplo, precisamos ser exemplo. Crianças que praticam atividade física tem mais disponibilidade para o estudo, são mais produtivas, são mais expansivas na expressão dos sentimentos e se relacionam melhor, o que contribui para uma excelente qualidade de vida.

cricricri[1]

                                                                                               

Sobre Felipe Sequeira

Felipe Sequeira: Formado em Educação Física Pela UNIVERS0, possui duas Pós-graduações: Treinamento Esportivo / Reabilitação Cardíaca e Grupos Especiais. Já trabalhou como responsável pela preparação física da equipe de Basquete de Rio das Ostras em três categorias e dirigiu a “Academia ao Ar Livre” também do mesmo município. Atualmente desenvolve o trabalho de Condicionamento Físico na Areia e presta serviços de treinamento personalizado (Personal Trainer) para grupos especiais: gestantes, reabilitação pós-cirúrgica, cardiopatas entre outros.
Esta entrada foi publicada em Bem Estar e Saúde e marcada com a tag , , , , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe uma resposta

Veja Mais

post 3 capa
Saiba usar as roupas a seu favor

Sempre que nós nos olhamos no espelho, chegamos a conclusão de que não somos/

woman-687560_640
Algumas coisas que você precisa saber na hora de comprar ou usar suas roupas

Tamanho certo da calça: As roupas em geral precisam vestir bem a maior parte

post 1 capa
Cinco dicas simples que te ajudarão mudar de atitude e aumentarão a sua autoestima

Às vezes nos olhamos no espelho e nos sentimos péssimas! E quando isso passa a

kickboxing58
Veja como deve ser a alimentação das mulheres que praticam lutas como o boxe e kickboxing

Malhadoras de carteirinha já sabem: as aulas de luta são excelentes para derre

natura-aquarela-2013_1
Nove produtos de beleza que você deve guardar na geladeira

Já imaginou guardar um esmalte do lado de uma caixa de leite? Isso pode parecer

Festa-Junina-2
Festa Junina

Origem da Festa Junina Existem duas explicações para o termo festa junina.

Beautiful-Skin
Pele

1. Esfolie semanalmente A esfoliação é a chave para uma pele macia, lind

sucos1
Beber suco pode ser pior do que tomar refrigerante; entenda

Os malefícios dos refrigerantes são bem conhecidos: diretamente ligados a di

meditac3a7c3a3o-2
Meditação

Quando chega o feriado, muita gente aproveita para descansar e relaxar. O psiq

pd-prosecco
prosecco

Sabor frutado e leve em uma bebida borbulhante que tem cara de festa e alegria.

destaque_palha_chapeu_modelo
Quais São os Tipos de Chapéus Masculino?

Um acessório pouco explorado pelo homem brasileiro que foi excluindo a peça d

caipirinhas
CAIPIRINHAS COM PICOLÉ E PIMENTA

Cachaça, limão, açúcar e muito gelo, este é o drinque favorito do Brasi

Aguarde...
Aguarde...