Quais São os Tipos de Chapéus Masculino?

27/04/2014, 6:14. Publicado por

Um acessório pouco explorado pelo homem brasileiro que foi excluindo a peça de seu guarda roupa nas últimas 5 ou 6 décadas, o chapéu tem um papel importante não só na proteção contra o sol, frio e chuva, mas também como complemento a indumentária masculina, afinal.

Conheça as partes do chapéu tradicional

chapeu_partes_legenda

O chapéu tradicional é formado pela aba, a parte que se projeta para fora da peça e pode ser rígida ou não, o cone ou copa, onde se encaixa a cabeça e cujo diâmetro e altura podem variar, o laço/fita  que serve para dar acabamento e incrementar o visual e, finalmente, a coroa, o topo da peça.

Este formato é aplicado a modelos clássicos como o Fedora, Trilby, Derby e Panamá, mas temos também a boina e o boné que tem um formato completamente diferente, mas que não iremos abordar por enquanto, deixando para um artigo específico.

Panamá

panama_chapeu_modelo

Apesar do nome, foi criado no Equador, é feito de palha clara, embora, atualmente, tenham surgido modelos em cores variadas, possui aba larga e cone mediano, a cor do laço (fita) pode variar, mas na maioria das vezes é preto ou marrom. Ideal para dias quentes, pois é arejado e protege a cabeça do sol forte. Já falamos sobre ele neste post.

Variaçõescomo disse, elas podem ocorrer nas cores, mas não na matéria prima, já que se o material deixar de ser palha da planta  Carludovica palmata a peça não pode ser considerada um autêntico Panamá.

Fedora ou Borsalino

fedora_borsalino_chapeu_modelo

O Fedora também pode ser encontrado com o nome de Borsalino, tradicional marca italiana, considerada a inventora do modelo. O Fedora é feito de feltro (embora existam exemplares até de couro), tem aba média se comparado a um chapéu de cowboy, por exemplo, geralmente é encontrado nas cores marrom, preto e cinza com uma fita na mesma cor ou em tom similar, a coroa tem mais ou menos a mesma altura da coroa do Panamá e trata-se de um bom acessórios para outono ou inverno, protegendo muito bem do frio e do vento cortantes de algumas cidades.

Variaçõescouro, veludo ou até algodão são opções mais raras e entre as cores, tons frios e escuros podem surgir para os homens.

Bowler/Derby ou coco

browler_coco_chapeu_modelo

Nos EUA é Derby, na Inglaterra se chama Bowler e no Brasil falamos chapéu coco, a verdade é que este modelo foi criado na Inglaterra em 1846 pelo político Edward Coke, ganhando popularidade entre a classe trabalhadora e, posteriormente, a burguesia. Ficou mundialmente famoso e até hoje é lembrado graças a Charlie Chaplin e seu alterego, Carlitos.

Variações: Geralmente é feito de feltro preto ou cinza escuro, tem a coroa arredondada, aba curta e laço na mesma.

Trilby

trilby_chapeu_modelo

Lembra o Fedora, mas com uma aba muito mais curta, o Trilby já foi chapéu de gente abastada, hoje caiu na graça dos jovens e aparece por aí em diversas cores e materiais, mas o original era em tons neutros e com a fita na mesma cor ou com pequenas variações de tom.

Variações: o tradicional é em feltro, mas a trilby se adaptou para diversos gostos e públicos sendo possível encontrá-lo em couro, sarja, lona, veludo (foto) e até palha para climas quentes. As cores vão pelo mesmo caminho e o cinza abriu caminho para uma enorme variedade de matizes.

Boater ou Chapéu palheta

boater_palheta_chapeu_modelo

Recebeu o nome de Boater (ou barqueiro) por ser usado nos EUA nas competições de canoagem, fez sucesso no Brasil durante as décadas de 30 e 40, principalmente pelos boêmios do Rio de Janeiro, fato que deve ter contribuído para a figura folclórica do malandro com camisa listrada e chapéu palheta na cabeça. É feito de palha, mas tem uma estrutura mais reforçada do que o Panamá, a aba é curta, coroa reta e sua fita muitas vezes aparece em azul e vermelho, cores geralmente ligadas às atividades náuticas.

Variaçõesum dos mais restritos em relação as opções de material e cor, no máximo você vai encontrar fitas de cores diferentes e só, nisso ele se assemelha ao Panamá.

Cartola ou top hat

cartola_top_hat_chapeu_modelo

Seu nome deriva de quartola, o pequeno barril que correspondia a um quarto de tonel, nos EUA é chamado de Top Hat e por muito tempo foi parte integrante do traje de gala (fraque ou casaca), hoje caiu em desuso e é mais fácil de ser vista na cabeça do Slash do que sendo usada por um magnata como era costume no início do século XX. A cartola é, na maioria das vezes, em tecido brilhante preto, com aba curta, coroa reta e copa alta.

Homburg ou Gelot

homburg_chapeu_modelo

Outro que mantém enorme semelhança com o Fedora pode ser identificado por sua aba ligeiramente menor e levemente virada para cima nas pontas, no restante é realmente similar, com o sulco no meio de coroa e a fita em tom semelhante ao do chapéu. O nome Gelot (ou Gelô) vem do fabricante homônimo francês que ficou conhecido por produzir o modelo.

Porky Pie

porky_pie_chapeu_modelo

Com aba curta, coroa sem sulco e copa baixa, o Porky Pie foi muito usado por músicos de Jazz dos anos 30, mas vem voltando a moda aos poucos e hoje é possível encontrar muitos atores e músicos usando o modelo. Aparece em feltro em tons invernais que vão do marrom ao verde musgo, surgindo também em  neutros como a preto e o cinza.

Variações: como também tem sido adotado pelo público jovem tem aparecido em cores cada vez mais vibrantes, mas o material se mantém no feltro e, vez por outra, couro ou lona.

Chapéu Cowboy

cowboy_chapeu_modelo

Ironicamente o chapéu dos cowboys americanos pode ter se originado em um acessório criado pelos mongóis no século XIII, além disso, este modelo especifico só passou a ser usado pelos vaqueiros no século XX, antes disso o Homburg era o modelo mais popular. Este chapéu tem como características marcantes a aba grande, algumas vezes dobrada para cima nas laterais, a copa é alta e a coroa vincada em três pontos, resultado de todas as vezes que seu usuário segurou-o pelo topo para colocá-lo e retirá-lo da cabeça.

Variaçõeso Cowboy pode ser encontrado em feltro com base em pele, couro ou até palha. As cores mais populares são claras como bege, off white, marfim, camelo e castor, mas, em alguns casos, marrom e até preto são opções.

Safari hat ou Chapéu Australiano

australiano_safary_chapeu_modelo1

Feito em algodão ou lona, é o mais informal e popular em cidades quentes e litorâneas por ser leve, fresco e uma boa proteção contra o sol. Devido a seu material pouco estruturado apresenta copa amarrotada ou ondulada e pode ser usado com uma ou duas abas presas na lateral, além disso, existem exemplares com ilhoses na copa que garantem a ventilação.

Variações: graças a seu material versátil, pode ser encontrado em diversas cores, mas as mais comuns são cáqui, palha, marrom e verde militar.

Fonte: Canal Masculino Ricardo Terrazo Junior

 

Sobre Mirian Gonzaga

Miriam Gonzaga é Designer de Interiores formada pela Universidade Estácio de Sá e filiada a ABD, Associação Brasileira de Design de Interiores. Amante da arte e da beleza, busca dar forma e equilíbrio aos sonhos dos clientes. Com seu estilo contemporâneo usa cor e textura para dar alegria e sofisticação ao ambiente. Em seus projetos, procura sempre novidades em design e sustentabilidade. Depois de confiar um sonho a sua amiga Cristiane, resolveram juntas colocar beleza e sofisticação em um único portal que é Atual e Chic.
Esta entrada foi publicada em Ele, Últimas e marcada com a tag , , , , , , , , , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe uma resposta

Veja Mais

post 3 capa
Saiba usar as roupas a seu favor

Sempre que nós nos olhamos no espelho, chegamos a conclusão de que não somos/

woman-687560_640
Algumas coisas que você precisa saber na hora de comprar ou usar suas roupas

Tamanho certo da calça: As roupas em geral precisam vestir bem a maior parte

post 1 capa
Cinco dicas simples que te ajudarão mudar de atitude e aumentarão a sua autoestima

Às vezes nos olhamos no espelho e nos sentimos péssimas! E quando isso passa a

kickboxing58
Veja como deve ser a alimentação das mulheres que praticam lutas como o boxe e kickboxing

Malhadoras de carteirinha já sabem: as aulas de luta são excelentes para derre

natura-aquarela-2013_1
Nove produtos de beleza que você deve guardar na geladeira

Já imaginou guardar um esmalte do lado de uma caixa de leite? Isso pode parecer

Festa-Junina-2
Festa Junina

Origem da Festa Junina Existem duas explicações para o termo festa junina.

Beautiful-Skin
Pele

1. Esfolie semanalmente A esfoliação é a chave para uma pele macia, lind

sucos1
Beber suco pode ser pior do que tomar refrigerante; entenda

Os malefícios dos refrigerantes são bem conhecidos: diretamente ligados a di

meditac3a7c3a3o-2
Meditação

Quando chega o feriado, muita gente aproveita para descansar e relaxar. O psiq

pd-prosecco
prosecco

Sabor frutado e leve em uma bebida borbulhante que tem cara de festa e alegria.

destaque_palha_chapeu_modelo
Quais São os Tipos de Chapéus Masculino?

Um acessório pouco explorado pelo homem brasileiro que foi excluindo a peça d

caipirinhas
CAIPIRINHAS COM PICOLÉ E PIMENTA

Cachaça, limão, açúcar e muito gelo, este é o drinque favorito do Brasi

Aguarde...
Aguarde...