prosecco

07/05/2014, 6:19. Publicado por

Sabor frutado e leve em uma bebida borbulhante que tem cara de festa e alegria. O prosecco nos últimos anos vem conquistando o mundo e pouco a pouco tomando o lugar do champanhe com a vantagem de um custo beneficio atraente.

A principal zona de produção de prosecco é a província de Treviso, que fica a 50 km de Veneza, onde estão as melhores uvas para a produção da bebida.

sparkling_2627884b

Na Itália, a exemplo da França, existem regras e legislações rígidas para a produção do vinho. O sistema de denominação de origem (DOC) é a garantia de que o produto é realizado respeitando as técnicas, a matéria prima e todo o processo envolvido na produção do vinho de uma certa região. Em 2009, foi criada a Denominação de Origem Controlada e Garantida (DOCG) e a partir daí, prosecco passou a ser uma zona limitada e a uva foi rebatizada como glera.

O Prosecco, um dos espumantes mais consumidos do planeta, encontra diversas hipóteses sobre sua origem, porém a mais confiável é a história de um vinho consumido ainda nos tempos do império Romano. Tal vinho, o Pucino, era proveniente das colinas Carsiche que circundam o Golfo de Triste, na região italiana de friul Venezia Giulia, onde há a cidade de Prosecco, com vinhedo da uva Glera.

O Segredo está no Terroir

prosecco-mapO clima dessa região, juntamente com as características do solo e a exposição dos vinhedos em encosta viradas ao sul, torna esse local ideal para a viticultura de alta qualidade. Em agosto de 2009, uma lei promoveu as regiões de Valdobbiadene, Conegliano e Asolo de DOC e DOCG. Isso garante maior o controle sobre a produção, visando incrementar a qualidade e valorizar o Prosecco, protegendo-o de falsificação e certicando-o como um produto exclusivamente italiano.

A nova legislação deixa claro que Prosecco é um espumante feito somente nas regiões demarcadas do norte da Itália, com uvas Glera e produzido pelo método Charmat, o que nos garante um espumante leve, de aromas cítricos e minerais, que tanto agradam aos brasileiros – e ao resto do mundo.

O verão, tanto quanto as festas de fim de ano, convidam a vinhos leves e refrescantes. Os espumantes podem ser uma excelente opção. O ideal é que sejam servidos mais resfriados, em torno de 7 graus. Mas não é preciso andar com um termômetro no bolso, basta mantê-los no balde com gelo e água. Para abrir, é importante que não tenham sido agitados, para evitar o espoucar da rolha e a perda do gás carbônico. Num bom espumante, o gás carbônico é natural e para obtê-lo é preciso submeter o vinho a uma segunda fermentação, num processo longo e trabalhoso. Para forçar a rolha, basta girar a garrafa.

Os Prosecco italianos estão na moda, principalmente por seu preço acessível em relação aos espumantes brasileiros, que são, em geral, de boa qualidade, e também em relação ao patamar superior, representado pelos Champagnes franceses, em geral acima de R$ 200 a garrafa.

Espumosos leves, frutados, com muitas notas vegetais no aroma, os espumantes são muitas vezes meio adocicados ao paladar. Há quem os prefira extra-dry – apesar do nome, mais doces que os Brut. Pessoalmente, fico com os Brut bem secos, mais austeros e refrescantes. 

prosecco (2)

Só não confunda Prosecco com espumante genérico. Prosecco é o nome de uma uva aromática típica da região do Vêneto, no nordeste italiano. A área vinícola demarcada mais conhecida pela exportação desse tipo de vinho é a de Conegliano/Valdobbiadene.

Sobre Mirian Gonzaga

Miriam Gonzaga é Designer de Interiores formada pela Universidade Estácio de Sá e filiada a ABD, Associação Brasileira de Design de Interiores. Amante da arte e da beleza, busca dar forma e equilíbrio aos sonhos dos clientes. Com seu estilo contemporâneo usa cor e textura para dar alegria e sofisticação ao ambiente. Em seus projetos, procura sempre novidades em design e sustentabilidade. Depois de confiar um sonho a sua amiga Cristiane, resolveram juntas colocar beleza e sofisticação em um único portal que é Atual e Chic.
Esta entrada foi publicada em Destaque Top, Gastronomia, Últimas e marcada com a tag , , , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe uma resposta

Veja Mais

post 3 capa
Saiba usar as roupas a seu favor

Sempre que nós nos olhamos no espelho, chegamos a conclusão de que não somos/

woman-687560_640
Algumas coisas que você precisa saber na hora de comprar ou usar suas roupas

Tamanho certo da calça: As roupas em geral precisam vestir bem a maior parte

post 1 capa
Cinco dicas simples que te ajudarão mudar de atitude e aumentarão a sua autoestima

Às vezes nos olhamos no espelho e nos sentimos péssimas! E quando isso passa a

kickboxing58
Veja como deve ser a alimentação das mulheres que praticam lutas como o boxe e kickboxing

Malhadoras de carteirinha já sabem: as aulas de luta são excelentes para derre

natura-aquarela-2013_1
Nove produtos de beleza que você deve guardar na geladeira

Já imaginou guardar um esmalte do lado de uma caixa de leite? Isso pode parecer

Festa-Junina-2
Festa Junina

Origem da Festa Junina Existem duas explicações para o termo festa junina.

Beautiful-Skin
Pele

1. Esfolie semanalmente A esfoliação é a chave para uma pele macia, lind

sucos1
Beber suco pode ser pior do que tomar refrigerante; entenda

Os malefícios dos refrigerantes são bem conhecidos: diretamente ligados a di

meditac3a7c3a3o-2
Meditação

Quando chega o feriado, muita gente aproveita para descansar e relaxar. O psiq

pd-prosecco
prosecco

Sabor frutado e leve em uma bebida borbulhante que tem cara de festa e alegria.

destaque_palha_chapeu_modelo
Quais São os Tipos de Chapéus Masculino?

Um acessório pouco explorado pelo homem brasileiro que foi excluindo a peça d

caipirinhas
CAIPIRINHAS COM PICOLÉ E PIMENTA

Cachaça, limão, açúcar e muito gelo, este é o drinque favorito do Brasi

Aguarde...
Aguarde...