Os benefícios da dieta mediterrânea

04/10/2013, 0:00. Publicado por

download (1)Baseada nos hábitos alimentares dos povos das regiões banhadas pelo mar Mediterrâneo, a dieta mediterrânea caiu no gosto de quem deseja emagrecer de forma saudável.

Com um cardápio composto por alimentos como frutas, legumes, verduras, azeite, peixes e vinhos, a dieta prega não só a socialização na hora de se alimentar, mas também coloca a atividade física como o mais importante para quem deseja seguir esse tipo de alimentação.

“A maneira de preparo e consumo destes alimentos da dieta é muito importante. Cabe salientar que os legumes devem ser frescos e cozidos, acompanhados de pescados ou carnes brancas grelhadas, assadas ou cozidas, acompanhadas do azeite extra virgem cru. Dessa dieta, ainda podem fazer parte: o consumo diário de vinho tinto seco (175ml) e pequenas porções de oleaginosas (nozes, castanhas, pistache), que são alimentos ricos em fitoesteróides,” diz o dr. Alexandre Percegoni.    

Estes conceitos já são reconhecidos com grande nível de evidência científica pela Sociedade Brasileira de Cardiologia e as principais sociedades de Cardiologia da Europa e Estados Unidos.

                                                                                                                          oleaginosas

“Alvo de muitos estudos, a dieta mediterrânea mostrou eficiência no tratamento da síndrome metabólica, distúrbio este que induz ao pâncreas à resistência insulínica, que causa no início aumento de triglicerídios, redução do HDL colesterol e aumento do LDL colesterol e a longo prazo leva o paciente a desenvolver o quadro de hipertensão e diabetes”, complementa.

“A primeira coisa que deve ser associada à dieta mediterrânea, são as atividades físicas, que segundo a Sociedade Brasileira de Cardiologia, devem ser diárias, no mínimo 30 minutos, 5 dias na semana,”diz Percegoni.

Estudos australianos, americanos e gregos mostram que seguir a dieta mediterrânea diminui os riscos de doenças cardiovasculares, além de melhorar os níveis de triglicérides e da pressão arterial.

Outro estudo  comprovou que 44% das mulheres com síndrome metabólica que seguiram a dieta mediterrânea por 12 semanas apresentaram melhores níveis de colesterol, além de terem emagrecido.

Em suma, o tratamento para a síndrome metabólica consiste na mudança de estilo de vida, composto pela dieta e exercício físico. Por ter uma variedade de opções saudáveis, a mediterrânea ajuda a prevenir as doenças cardiovasculares que acometem muitos indivíduos.

 

Sobre Cristiane Barros

Cristiane Barros, tem 33 anos, é fisioterapeuta formada com Láurea Acadêmica e pós graduada, porém, apaixonada por moda e tudo o que é ligado a beleza e bom gosto. Fez alguns cursos livres ligados a moda e beleza, como consultoria de imagem, mas desde sempre já era procurada pelas amigas e pessoas próximas para dar dicas de “o que comprar”, “o que vestir”, “aonde ir”, pois tinha como Hobbie ler revistas de moda, buscar novidades pela internet em tratamentos estéticos, produtos de beleza, maquiagem, restaurantes e lugares para viajar, além de adorar um shopping center para ver as novidades. Construir um portal que abordasse tudo o que adora pesquisar, era um projeto antigo, que ganhou forma quando descobriu que sua amiga Mirian também tinha uma idéia parecida. Desde então, o Atual & Chic se tornou sua nova paixão!
Esta entrada foi publicada em Bem Estar e Saúde, Destaques e marcada com a tag , , , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe uma resposta

Veja Mais

kickboxing58
Veja como deve ser a alimentação das mulheres que praticam lutas como o boxe e kickboxing

Malhadoras de carteirinha já sabem: as aulas de luta são excelentes para derre

natura-aquarela-2013_1
Nove produtos de beleza que você deve guardar na geladeira

Já imaginou guardar um esmalte do lado de uma caixa de leite? Isso pode parecer

Festa-Junina-2
Festa Junina

Origem da Festa Junina Existem duas explicações para o termo festa junina.

Beautiful-Skin
Pele

1. Esfolie semanalmente A esfoliação é a chave para uma pele macia, lind

sucos1
Beber suco pode ser pior do que tomar refrigerante; entenda

Os malefícios dos refrigerantes são bem conhecidos: diretamente ligados a di

meditac3a7c3a3o-2
Meditação

Quando chega o feriado, muita gente aproveita para descansar e relaxar. O psiq

pd-prosecco
prosecco

Sabor frutado e leve em uma bebida borbulhante que tem cara de festa e alegria.

destaque_palha_chapeu_modelo
Quais São os Tipos de Chapéus Masculino?

Um acessório pouco explorado pelo homem brasileiro que foi excluindo a peça d

caipirinhas
CAIPIRINHAS COM PICOLÉ E PIMENTA

Cachaça, limão, açúcar e muito gelo, este é o drinque favorito do Brasi

ECG abstract backgrounds with human 3D rendered heart
Arritmias cardíacas: veja os cuidados ao praticar exercícios

No Brasil, são cerca de 40 milhões de pessoas convivendo com o problema, de ac

ron-mueck-arte-hiperrealista-cartier-paris-3
Esculturas hiperrealistas de Ron Mueck

Impossível não se sensibilizar com as esculturas do artista Ron Mueck. Usando

colecao_splinter_by_nendo_04
Nendo cria coleção inspirada em lascas

Em marcenaria, lascas e pedaços quebrados costumam ser considerados restos, dej

Aguarde...
Aguarde...