Etiqueta no trabalho

04/10/2013, 0:00. Publicado por

imagesA grande maioria das pessoas passam pelo menos oito horas por dia no seu local de trabalho, isto é, 1/3 do dia. Por isso, é essencial que o ambiente de trabalho seja o mais agradável possível para todos os que dividem o mesmo espaço. E para que isso ocorra, é necessário que algumas regrinhas de boa convivência, aliadas ao bom senso, sejam aplicadas. Isto pode parecer óbvio, mas tem muita gente que parece desconhecer completamente as condutas a adotar em seu local de trabalho.

 

Roupas: No ambiente de trabalho, o mais adequado é manter a discrição e a formalidade. Até para áreas de moda e comunicação, que costumam ser mais despojadas, é preciso ficar atento, pois cada empresa tem o seu código de vestuário. Mas de uma forma geral, decotes, transparências, minissaias, calças muito justas, lingerie aparente, roupas provocativas, não são indicadas. Saltos muito altos e acessórios muito chamativos também não são aconselháveis. Para os homens, mesmo que o ambiente seja mais informal, prefiram sempre calça comprida, com cores e modelagens mais discretas.

Imagem e higiene pessoal: Nada pior do que trabalhar ao lado de uma pessoa com mau cheiro. Neste caso, banho tomado, dentes escovados, uso de desodorantes, roupas limpas, são fundamentais. O uso de perfume é até bem vindo, mas cuidado para não exagerar! E se o emprego envolver atendimento a clientes a preocupação deve ser maior ainda: cabelos penteados, barba feita, maquiagem, fazem toda a diferença. Não use maquiagem pesada durante o dia, a não ser que o trabalho exija.

malatax

Horário: Seja sempre pontual. Organize-se para chegar na hora, mas caso precise se atrasar, ligue avisando o que houve. Lembre-se que o seu atraso pode atrasar o trabalho dos outros colegas ou sobrecarregá-los.

Postura: Brincadeiras podem ser saudáveis, mas tudo tem hora. Não tire a concentração de um colega, por melhor que seja a piada. Mesmo que o clima seja de descontração, o ambiente profissional exige muita seriedade na maior parte do tempo. Deixe os palavrões e gírias sempre de fora. Não fale muito perto, procure falar baixo e evite assuntos que exponham a sua vida pessoal ou de outra pessoa. E lembre-se: fofocas definitivamente não combinam com o ambiente profissional. É importante diferenciar amigos de colegas de trabalho. Por mais que você seja próximo de alguém, na empresa os sentimentos não podem se misturar. E se por acaso um romance acontecer de forma inevitável, saiba separar  e entenda que ali não é o local para arroubos de paixão. Deixe esse tipo de comportamento para quando estiverem fora da empresa.

Tratamento: Seja bem educado com todos; desde a copeira do cafezinho e o faxineiro até o diretor da empresa. Cumprimentar as pessoas educadamente dizendo “como vai?”, “tudo bem?” , falar olhando nos olhos, mostrar interesse durante a conversa demonstra gentileza e educação.

Comportamento: É preciso prestar atenção na maneira de falar, sentar, agir e comer.

images (1)Evite falar alto, rir alto, apresentar manifestações exageradas de riso ou choro. Saiba separar os assuntos pessoais dos profissionais. O mesmo vale para ligações no celular: Use um toque baixo e discreto, e fale baixo. Se for ao banheiro ou tomar um cafezinho, leve o telefone com você, para que ele não fique tocando incansavelmente enquanto você está fora. Durante reuniões, é melhor deixar o aparelho desligado, a menos que esteja esperando uma ligação realmente importante. Não interrompa um colega que esteja ao telefone. Caso você entre em uma sala e o colega esteja ao telefone, deixe-o sozinho e volte mais tarde. Ele pode precisar de concentração e privacidade.

Evite comer na mesa de trabalho, mesmo que a empresa permita. O cheiro de comida pode enjoar os colegas que estão no mesmo ambiente. Caso faça um  um lanche, deixe a mesa limpa.

 Mantenha sua mesa sempre organizada e não a transforme em uma “cômoda de casa” colocando um monte de “apetrechos” pessoais em cima dela. Mantenha seu ambiente de trabalho sempre limpo e organizado, colaborando na hora de jogar o lixo no lixo, deixar o banheiro limpo após utilizá-lo e outros pequenos gestos de higiene e civilidade. Não fume em hipótese alguma dentro do ambiente de trabalho. Para isso existem os “fumódromos”.

download

Se for permitido ouvir música, utilize fones de ouvido e coloque um volume baixo, para que mais ninguém ouça, além de você. Cuidado com “tiques nervosos” que fazem barulho e são irritantes para quem está ouvindo.

Saiba ser flexível e ouvir opiniões divergentes. Evite assuntos polêmicos que podem gerar conflitos, como religião, política, nacionalidade.

ar-condicionado-no-trabalho-22

Em suma, o bom senso é o melhor parâmetro para dar tom ao comportamento no ambiente de trabalho. Mas caso não haja bom senso, seja educado e civilizado, para que a convivência seja pelo menos, harmônica.

Sobre Cristiane Barros

Cristiane Barros, tem 33 anos, é fisioterapeuta formada com Láurea Acadêmica e pós graduada, porém, apaixonada por moda e tudo o que é ligado a beleza e bom gosto. Fez alguns cursos livres ligados a moda e beleza, como consultoria de imagem, mas desde sempre já era procurada pelas amigas e pessoas próximas para dar dicas de “o que comprar”, “o que vestir”, “aonde ir”, pois tinha como Hobbie ler revistas de moda, buscar novidades pela internet em tratamentos estéticos, produtos de beleza, maquiagem, restaurantes e lugares para viajar, além de adorar um shopping center para ver as novidades. Construir um portal que abordasse tudo o que adora pesquisar, era um projeto antigo, que ganhou forma quando descobriu que sua amiga Mirian também tinha uma idéia parecida. Desde então, o Atual & Chic se tornou sua nova paixão!
Esta entrada foi publicada em Etiqueta e marcada com a tag , , , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe uma resposta

Veja Mais

post 3 capa
Saiba usar as roupas a seu favor

Sempre que nós nos olhamos no espelho, chegamos a conclusão de que não somos/

woman-687560_640
Algumas coisas que você precisa saber na hora de comprar ou usar suas roupas

Tamanho certo da calça: As roupas em geral precisam vestir bem a maior parte

post 1 capa
Cinco dicas simples que te ajudarão mudar de atitude e aumentarão a sua autoestima

Às vezes nos olhamos no espelho e nos sentimos péssimas! E quando isso passa a

kickboxing58
Veja como deve ser a alimentação das mulheres que praticam lutas como o boxe e kickboxing

Malhadoras de carteirinha já sabem: as aulas de luta são excelentes para derre

natura-aquarela-2013_1
Nove produtos de beleza que você deve guardar na geladeira

Já imaginou guardar um esmalte do lado de uma caixa de leite? Isso pode parecer

Festa-Junina-2
Festa Junina

Origem da Festa Junina Existem duas explicações para o termo festa junina.

Beautiful-Skin
Pele

1. Esfolie semanalmente A esfoliação é a chave para uma pele macia, lind

sucos1
Beber suco pode ser pior do que tomar refrigerante; entenda

Os malefícios dos refrigerantes são bem conhecidos: diretamente ligados a di

meditac3a7c3a3o-2
Meditação

Quando chega o feriado, muita gente aproveita para descansar e relaxar. O psiq

pd-prosecco
prosecco

Sabor frutado e leve em uma bebida borbulhante que tem cara de festa e alegria.

destaque_palha_chapeu_modelo
Quais São os Tipos de Chapéus Masculino?

Um acessório pouco explorado pelo homem brasileiro que foi excluindo a peça d

caipirinhas
CAIPIRINHAS COM PICOLÉ E PIMENTA

Cachaça, limão, açúcar e muito gelo, este é o drinque favorito do Brasi

Aguarde...
Aguarde...