Etiqueta na hora dos cumprimentos

21/10/2014, 14:39. Publicado por

1300663919_179395742_1-Etiqueta-y-protocolo-para-ejecutivos-exitosos-Santa-Barbara

Todos nós vivemos em sociedade e a imagem pessoal é bastante valorizada. Não basta termos uma boa aparência se não sabemos nos comportar de forma educada e elegante nas diversas situações do dia a dia e em cerimônias ou recepções.

Toda sociedade tem suas regras de comportamento. A etiqueta social é o conjunto dessas regras, criadas a partir da prática e das tradições que passam de geração para geração, tornando-se regras claras a serem respeitadas.

Cada sociedade cria o seu conjunto de regras de acordo com suas vivências e culturas, sendo a etiqueta social, algo relativo e historicamente construído. Apesar de diferente em cada lugar do mundo, o conjunto de regras de etiqueta social é considerado sempre uma expectativa social e um dever a ser cumprido, ensinado e preservado.

A etiqueta social está relacionada a diversos aspectos da vida em sociedade: vestimentas, gestos, linguagem corporal e verbal, cumprimentos, etc., podendo ser considerada sinônimo de educação, elegância, cordialidade e respeito.

abrir-a-porta-do-carroVeja abaixo uma lista de regras de etiqueta social para apresentações:

  • Quem chega ao local deve cumprimentar os demais.
  • O bom senso deverá determinar se a pessoa oferecerá um beijo ou um aperto de mão – tudo depende do grau de intimidade que se tem com o outro. Em apresentações, oferece-se a mão, sempre.
  • Ao dar um aperto de mão, esse deve ser firme e respeitoso: não deve ser feito com a mão flácida e nem forte ao ponto em que chegue a ser dolorido.
  • Sorrir e ser amável é essencial em qualquer cumprimento.
  • A pessoa mais jovem ou menos influente é sempre apresentada à mais velha e mais influente e nunca o contrário.
  • O homem é apresentado à mulher (a não ser que ele ocupe um cargo social mais elevado do que ela, em bailes de gala, premiações, etc.).
  • É de bom tom apresentar-se ao anfitrião logo que chegar a um evento, principalmente se você foi convidado por outro convidado.
  • A prática de beijar a mão de uma mulher é raramente usada e, quando for, deve ser apenas com as senhoras, nunca com senhoritas.

etiquetaApresentação seguindo as normas: Grau de idade, Sexo, Política e Posição Social.

  • Havendo um Sacerdote, é quase sempre ele quem tem grau superior. Quem apresenta deve fazê-lo claramente dando os nomes por extenso e se possível acrescentar uma palavra que qualifique os apresentados, para ambos entrarem em entendimento.
  • A pessoa mais importante estende a mão à que lhe foi apresentada, ou faz uma referência com a cabeça, não restando a esta senão imitar. É a pessoa importante quem diz primeiro “Muito Prazer” e, inicia a conversação. Os ingleses dizem somente – Como vai? e o outro responde com as mesmas palavras.
  • Uma senhora nunca se levanta, quando é apresentada a outra senhora ou a um senhor, fazendo-o somente quando a pessoa apresentada é de tal ordem, que a isso obriga. Ex.: Chefe de Estado, Sacerdote, alta hierarquia, senhora ou senhor muito idoso.
  • Quando a pessoa é do mesmo nível, é indiferente o nome citado em primeiro lugar.
  • Quando a pessoa a quem se apresenta é por demais conhecida ou se, na ocasião essa pessoa é homenageada (todos devem saber disso) não há necessidade de mencionar seu nome, mas somente o da apresentada.
  • Se você for apresentado e não entendeu bem o nome, pergunte. É muito importante guardar os nomes dos novos conhecidos.
  • O homem não permanece sentado durante uma apresentação. Só os Chefes de Estado, Sacerdotes de alta hierarquia podem permanecer sentados.
  • Quando há um grupo de pessoas reunidas e chega mais uma, a dona da casa deve apresentar a que chega, dizendo seu nome e o nome das pessoas que estão na roda, apresentando-as sem que haja apertos de mão. As pessoas apresentadas vão repetindo o clássico “Muito Prazer”. Se houver pessoas idosas no grupo, devem dar-lhes primazia no cumprimento.
  • Se você for apresentado a um Chefe de Estado, Ministro ou a outra personalidade e não entendeu o nome, não torne a perguntar.

Estas são algumas das regras de cumprimentos da nossa sociedade. Ao seguirmos estas condutas, passamos uma boa imagem pessoal, que se traduz em educação e elegância.

 

Sobre Cristiane Barros

Cristiane Barros, tem 33 anos, é fisioterapeuta formada com Láurea Acadêmica e pós graduada, porém, apaixonada por moda e tudo o que é ligado a beleza e bom gosto. Fez alguns cursos livres ligados a moda e beleza, como consultoria de imagem, mas desde sempre já era procurada pelas amigas e pessoas próximas para dar dicas de “o que comprar”, “o que vestir”, “aonde ir”, pois tinha como Hobbie ler revistas de moda, buscar novidades pela internet em tratamentos estéticos, produtos de beleza, maquiagem, restaurantes e lugares para viajar, além de adorar um shopping center para ver as novidades. Construir um portal que abordasse tudo o que adora pesquisar, era um projeto antigo, que ganhou forma quando descobriu que sua amiga Mirian também tinha uma idéia parecida. Desde então, o Atual & Chic se tornou sua nova paixão!
Esta entrada foi publicada em Destaque Top, Dicas, Etiqueta e marcada com a tag , , , , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe uma resposta

Veja Mais

post 3 capa
Saiba usar as roupas a seu favor

Sempre que nós nos olhamos no espelho, chegamos a conclusão de que não somos/

woman-687560_640
Algumas coisas que você precisa saber na hora de comprar ou usar suas roupas

Tamanho certo da calça: As roupas em geral precisam vestir bem a maior parte

post 1 capa
Cinco dicas simples que te ajudarão mudar de atitude e aumentarão a sua autoestima

Às vezes nos olhamos no espelho e nos sentimos péssimas! E quando isso passa a

kickboxing58
Veja como deve ser a alimentação das mulheres que praticam lutas como o boxe e kickboxing

Malhadoras de carteirinha já sabem: as aulas de luta são excelentes para derre

natura-aquarela-2013_1
Nove produtos de beleza que você deve guardar na geladeira

Já imaginou guardar um esmalte do lado de uma caixa de leite? Isso pode parecer

Festa-Junina-2
Festa Junina

Origem da Festa Junina Existem duas explicações para o termo festa junina.

Beautiful-Skin
Pele

1. Esfolie semanalmente A esfoliação é a chave para uma pele macia, lind

sucos1
Beber suco pode ser pior do que tomar refrigerante; entenda

Os malefícios dos refrigerantes são bem conhecidos: diretamente ligados a di

meditac3a7c3a3o-2
Meditação

Quando chega o feriado, muita gente aproveita para descansar e relaxar. O psiq

pd-prosecco
prosecco

Sabor frutado e leve em uma bebida borbulhante que tem cara de festa e alegria.

destaque_palha_chapeu_modelo
Quais São os Tipos de Chapéus Masculino?

Um acessório pouco explorado pelo homem brasileiro que foi excluindo a peça d

caipirinhas
CAIPIRINHAS COM PICOLÉ E PIMENTA

Cachaça, limão, açúcar e muito gelo, este é o drinque favorito do Brasi

Aguarde...
Aguarde...