Delícias do Brasil

30/06/2014, 0:04. Publicado por

No Brasil, em junho e julho, é época de festa junina. Muita animação, diversão e é claro, comidinhas típicas!

Os doces dessas festas ganham destaque e são uma tentação. Mas para que resistir? E nesse período de copa do mundo, com muitos turistas estrangeiros circulando de norte a sul do nosso país, resolvemos listar algumas dessas delícias que pouca gente de fora conhece.

Confiram 10 delícias do Brasil!

brigadeiro2BRIGADEIRO: Uma história popularizada sobretudo a partir dos anos 1980 afirma que o nome seria uma uma homenagem ao brigadeiro Eduardo Gomes, liberal, de físico avantajado e boa aparência. Nos anos de 1946 e 1950, o militar se candidatou à presidência da República pela UDN. O candidato conquistou um grupo de fãs do Pacaembu, bairro de São Paulo, que organizaram festas para promover sua candidatura. O doce teria sido criado durante a primeira campanha do candidato à presidência, pela conservadora UDN, logo após a queda de Getúlio Vargas. A guloseima  tanto agradou que, numa das festas de campanha, foi feito o doce para arrecadar fundos e acabou ganhando o gosto da população. É feita com leite condensado, chocolate em pó, manteiga e chocolate granulado, para envolvê-lo.

PAÇOCA: muito popular em São Paulo, especialmente na Região do Vale do Paraíba, é típica das festas da Semana Santa e junina. É feita com amendoim, farinha de mandioca e açúcar.

Paçoca

CANJICA: Típica das festas juninas. Feita a partir de milho verde ou branco, leite, leite condensado, leite de coco, coco ralado, canela e até amendoim. Seu modo de preparo varia bastante, pela variedade de ingredientes que podem ser utilizados, mas normalmente, todas as versões são deliciosas!

Receita-de-Canjica-para-diabeticos

pedemolequePÉ DE MOLEQUE:  feito com açúcar ou rapadura e fragmentos de amendoim torrado. A origem do nome é curiosa: segundo a tradição popular, as doceiras colocavam o doce na sacada das janelas para esfriar e os “moleques” viam e comiam o doce escondidos. Ao se darem conta, elas gritavam: Pede, moleque!. Outra versão popular é a de que o doce é uma referência ao calçamento de pedras, típico das cidades históricas de Minas Gerais.

COCADA: Doce típico das festas juninas, feito com coco ralado fresco, açúcar e leite condensado. É possível encontrar versões com maracujá, uva e outras frutas também.

1459_M

BOLO DE FUBA: preparado a base de fubá e coco ralado, o bolo é um alimento típico das festas juninas brasileiras.

bolo-de-fuba-fofinho-f8-84366

 41acai-edicao41-pag48AÇAÍ: açaí na tigela é como se costuma servir nas praias da Região Sudeste do Brasil. É servido gelado, batido com banana e xarope de guaraná natural, com granola salpicada por cima. Na Região Norte ele é servido apenas com açúcar e, as vezes, com farinha de Tapioca que também é uma delícia!

TAPIOCA: preparada a partir da mistura de fécula de mandioca com coco ralado, entre outros ingredientes. Também pode ser salgada, dependendo dos ingredientes acrescidos a seu recheio.

tapiocas-caseiras-deliciosas-Not1

RAPADURA:  provavelmente o doce nordestino mais famoso é feito a partir do caldo da cana após moagem, fervura, moldagem e secagem.

R

Sobre Cristiane Barros

Cristiane Barros, tem 33 anos, é fisioterapeuta formada com Láurea Acadêmica e pós graduada, porém, apaixonada por moda e tudo o que é ligado a beleza e bom gosto. Fez alguns cursos livres ligados a moda e beleza, como consultoria de imagem, mas desde sempre já era procurada pelas amigas e pessoas próximas para dar dicas de “o que comprar”, “o que vestir”, “aonde ir”, pois tinha como Hobbie ler revistas de moda, buscar novidades pela internet em tratamentos estéticos, produtos de beleza, maquiagem, restaurantes e lugares para viajar, além de adorar um shopping center para ver as novidades. Construir um portal que abordasse tudo o que adora pesquisar, era um projeto antigo, que ganhou forma quando descobriu que sua amiga Mirian também tinha uma idéia parecida. Desde então, o Atual & Chic se tornou sua nova paixão!
Esta entrada foi publicada em Destaque Top, Gastronomia e marcada com a tag , , , , , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe uma resposta

Veja Mais

post 3 capa
Saiba usar as roupas a seu favor

Sempre que nós nos olhamos no espelho, chegamos a conclusão de que não somos/

woman-687560_640
Algumas coisas que você precisa saber na hora de comprar ou usar suas roupas

Tamanho certo da calça: As roupas em geral precisam vestir bem a maior parte

post 1 capa
Cinco dicas simples que te ajudarão mudar de atitude e aumentarão a sua autoestima

Às vezes nos olhamos no espelho e nos sentimos péssimas! E quando isso passa a

kickboxing58
Veja como deve ser a alimentação das mulheres que praticam lutas como o boxe e kickboxing

Malhadoras de carteirinha já sabem: as aulas de luta são excelentes para derre

natura-aquarela-2013_1
Nove produtos de beleza que você deve guardar na geladeira

Já imaginou guardar um esmalte do lado de uma caixa de leite? Isso pode parecer

Festa-Junina-2
Festa Junina

Origem da Festa Junina Existem duas explicações para o termo festa junina.

Beautiful-Skin
Pele

1. Esfolie semanalmente A esfoliação é a chave para uma pele macia, lind

sucos1
Beber suco pode ser pior do que tomar refrigerante; entenda

Os malefícios dos refrigerantes são bem conhecidos: diretamente ligados a di

meditac3a7c3a3o-2
Meditação

Quando chega o feriado, muita gente aproveita para descansar e relaxar. O psiq

pd-prosecco
prosecco

Sabor frutado e leve em uma bebida borbulhante que tem cara de festa e alegria.

destaque_palha_chapeu_modelo
Quais São os Tipos de Chapéus Masculino?

Um acessório pouco explorado pelo homem brasileiro que foi excluindo a peça d

caipirinhas
CAIPIRINHAS COM PICOLÉ E PIMENTA

Cachaça, limão, açúcar e muito gelo, este é o drinque favorito do Brasi

Aguarde...
Aguarde...