De que forma você vai querer acompanhar os seus netos?

06/11/2013, 20:00. Publicado por

326711Algo que sempre pergunto do meu futuro é de que forma eu acompanharei meus netos. Isso realmente me perturba demais. Se vou poder brincar com eles, correr com eles, pegá-los no colo. Deixo meu filho por um período todos os dias com os avós. Tenho sorte por eles terem uma estrutura física que permita serem presentes no cotidiano de uma criança de quatro anos. Entretanto eu, aos meus 42 de idade, com um filho nessa idade… Sei que, quando for avô, a estripulia não será fácil!

O grande acontecimento deste final de século é o envelhecimento da população mundial. No do Brasil conseguimos um salto: de 55 anos em 1950, para 77 em 2020. O Brasil já não é mais considerado um país de jovens, com as estatísticas comprovando que a cada ano aumenta o número de pessoas idosas: de 4,5% da população em 1960, para 15% até 2020.

Antigamente, uma pessoa morria de velhice, por volta dos 60 anos. Hoje, chega-se aos 90 com relativa facilidade e os cientistas já asseguram que nos próximos 10 a 15 anos muita gente com mais de 100 anos estará circulando em nossa volta com saúde e lucidez.

Cada vez mais passamos a conviver com um número crescente de idosos ativos em sua vida social; portanto, nada mais justo que tenham energia para desempenho de suas funções na vida diária, com dignidade, respeito, e sociabilidade.

O exercício físico é considerado hoje como uma das melhores maneiras de manter a qualidade de vida durante o processo de envelhecimento, exercendo influência favorável sobre a condição funcional do organismo e sobre sua capacidade de desempenho.

Par_Halter_MarkketingUma das formas que temos de garantir essa qualidade de vida ao idoso é através dos trabalhos de contra-resistência, mais conhecido como musculação, que vêm ganhando muita popularidade em função de sua aplicabilidade nas situações que o idoso enfrenta na sua vida diária: Locomoção, escadas, ruas, transporte de volumes, vestuário, banho, agachamentos, abrir-e-fechar de janelas, quedas, etc.

Embora haja ainda certa preocupação com esse tipo de trabalho direcionado ao idoso, estudos mais recentes comprovam sua eficácia de forma bastante significativa e, comparando a segurança e o benefício dos diversos tipos de atividade física, vemos que ela é a que se mostra mais relevante sob esses aspectos.

Um idoso que se propõe a praticar uma atividade sem que tenha uma estrutura compatível corre mais riscos de lesões e fraturas. Observamos que aqueles que começam uma atividade após fortalecimento da musculatura tem esse risco reduzido uma vez que suas articulações, sua musculatura, capacidade de força, equilíbrio e reflexo respondem melhor com o trabalho de musculação.

musculacao-idososOs estudos sobre treinamento contra-resistência avançaram bastante nas últimas décadas e também a forma como tratamos o idoso nessa nova perspectiva de vida.  Pode-se chamar de remédio? Não sei. Mas a musculação vem abrindo novos horizontes, principalmente de forma profilática, retardando os efeitos do envelhecimento e dando maiores possibilidades na recuperação de idosos que se encontram debilitados simplesmente por excluírem a atividade física de suas vidas. Idosos com dificuldade de se erguerem de uma cama ou uma poltrona, com dificuldade de locomoção por fraqueza ou pouco equilíbrio, que não conseguem se arrumar sozinhos… Situações como essas podem ser com.ple.ta.men.te revertidas com a prática da musculação.

PRATIQUEM EXERCÍCICOS DE FORÇA! – eles serão extremamente úteis em sua fase adulta e darão um excelente suporte amenizando os efeitos do envelhecimento.

Obs.: Embora a atividade física seja extremamente aconselhável nessa fase da vida, os controles quanto à carga e o volume de treino devem ser cuidadosamente observados. Lembrem-se sempre de buscar auxílio junto a um profissional de Educação Física. Ele poderá elaborar um treino que se ajuste de forma mais adequada a sua condição.

Sobre Felipe Sequeira

Felipe Sequeira: Formado em Educação Física Pela UNIVERS0, possui duas Pós-graduações: Treinamento Esportivo / Reabilitação Cardíaca e Grupos Especiais. Já trabalhou como responsável pela preparação física da equipe de Basquete de Rio das Ostras em três categorias e dirigiu a “Academia ao Ar Livre” também do mesmo município. Atualmente desenvolve o trabalho de Condicionamento Físico na Areia e presta serviços de treinamento personalizado (Personal Trainer) para grupos especiais: gestantes, reabilitação pós-cirúrgica, cardiopatas entre outros.
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