Arritmias cardíacas: veja os cuidados ao praticar exercícios

03/04/2014, 6:00. Publicado por

No Brasil, são cerca de 40 milhões de pessoas convivendo com o problema, de acordo com a Sociedade Brasileira de Arritmias Cardíacas (SOBRAC). Batimento cardíaco irregular, palpitações, sensação de esmagamento ou aceleração cardíaca. Esses são os principais sintomas da arritmia cardíaca, uma alteração que surge em função de um distúrbio do sistema elétrico do coração, que faz com que as contrações musculares aconteçam de forma desordenada. Quando a arritmia está presente, o batimento pode ser muito lento, muito rápido ou irregular, prejudicando o funcionamento do órgão e, podendo trazer consequências, como angina (dor no peito), infarto, insuficiência cardíaca, acidente vascular cerebral (AVC) e até morte súbita.


corac3a7c3a3o
Existem vários tipos de arritmia cardíaca, algumas delas apresentam alto risco outras são benignas e mais fáceis de conviver. O cardiologista Adalberto Lorga, presidente da SOBRAC, explica que a prevenção é sempre o melhor remédio quando se trata do tratamento de arritmia cardíaca. Uma das formas de evitar complicações é praticando exercícios físicos – sempre bem feitos, com moderação e responsabilidade. “O exercício moderado e de baixa intensidade melhora a hipertensão e a circulação, ajudando a reduzir as chances de arritmia”, explica o cardiologista Adalberto. Para começar a treinar, tome todos os cuidados necessários para evitar problemas.

Consulta médica e exames

“Se o portador de arritmias cardíacas deve ou não fazer exercícios físicos é uma decisão que deve ser feita sempre em conjunto com o médico”, recomenda Adalberto Lorga. O cardiologista é o profissional ideal para identificar se há arritmias e de que tipo ela é. Essa recomendação vale para qualquer indivíduo, mesmo que ele não desconfie que tem arritmias. Isso porque existem arritmias silenciosas, como a Síndrome do QT longo e a Síndrome de Brugada, que quando percebidas podem provocar danos irreversíveis, causando infartos fulminantes.

KONICA MINOLTA DIGITAL CAMERA“Caso alguém na família, principalmente pais e avós, já tiveram arritmias cardíacas, insuficiência cardíaca, infarto, AVC, outras doenças cardiovasculares (como hipertensão) e até morte súbita, deve redobrar a atenção antes de fazer exercícios físicos”, explica o cardiologista Leandro Zimerman. A genética pode ter influencia no aparecimento dessas alterações, aumentando as chance de arritmias cardíacas. 

O médico poderá pedir exames como o eletrocardiograma, que através de eletrodos colocados na pele detecta como estão sendo transmitidos os impulsos elétricos do coração. O teste de esforço, que também pode ser solicitado, é feito com análise do comportamento do coração enquanto o paciente caminha e corre numa esteira. Por vezes é feita a análise Holter, que avalia a frequência e ritmo cardíaco por 24 horas, enquanto a pessoa avaliada anota num diário todas as atividades deste dia. Tudo isso irá auxiliar o médico a identificar qual é a frequência e a intensidade dos exercícios praticados de forma segura.

 

Matéria publicada pelo site Minha Vida

Sobre Mirian Gonzaga

Miriam Gonzaga é Designer de Interiores formada pela Universidade Estácio de Sá e filiada a ABD, Associação Brasileira de Design de Interiores. Amante da arte e da beleza, busca dar forma e equilíbrio aos sonhos dos clientes. Com seu estilo contemporâneo usa cor e textura para dar alegria e sofisticação ao ambiente. Em seus projetos, procura sempre novidades em design e sustentabilidade. Depois de confiar um sonho a sua amiga Cristiane, resolveram juntas colocar beleza e sofisticação em um único portal que é Atual e Chic.
Esta entrada foi publicada em Bem Estar e Saúde, Últimas e marcada com a tag , , , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe uma resposta

Veja Mais

post 3 capa
Saiba usar as roupas a seu favor

Sempre que nós nos olhamos no espelho, chegamos a conclusão de que não somos/

woman-687560_640
Algumas coisas que você precisa saber na hora de comprar ou usar suas roupas

Tamanho certo da calça: As roupas em geral precisam vestir bem a maior parte

post 1 capa
Cinco dicas simples que te ajudarão mudar de atitude e aumentarão a sua autoestima

Às vezes nos olhamos no espelho e nos sentimos péssimas! E quando isso passa a

kickboxing58
Veja como deve ser a alimentação das mulheres que praticam lutas como o boxe e kickboxing

Malhadoras de carteirinha já sabem: as aulas de luta são excelentes para derre

natura-aquarela-2013_1
Nove produtos de beleza que você deve guardar na geladeira

Já imaginou guardar um esmalte do lado de uma caixa de leite? Isso pode parecer

Festa-Junina-2
Festa Junina

Origem da Festa Junina Existem duas explicações para o termo festa junina.

Beautiful-Skin
Pele

1. Esfolie semanalmente A esfoliação é a chave para uma pele macia, lind

sucos1
Beber suco pode ser pior do que tomar refrigerante; entenda

Os malefícios dos refrigerantes são bem conhecidos: diretamente ligados a di

meditac3a7c3a3o-2
Meditação

Quando chega o feriado, muita gente aproveita para descansar e relaxar. O psiq

pd-prosecco
prosecco

Sabor frutado e leve em uma bebida borbulhante que tem cara de festa e alegria.

destaque_palha_chapeu_modelo
Quais São os Tipos de Chapéus Masculino?

Um acessório pouco explorado pelo homem brasileiro que foi excluindo a peça d

caipirinhas
CAIPIRINHAS COM PICOLÉ E PIMENTA

Cachaça, limão, açúcar e muito gelo, este é o drinque favorito do Brasi

Aguarde...
Aguarde...