8 ótimos motivos para comer chocolate

17/04/2014, 6:24. Publicado por

chocolate-gostoso1

Foi-se o tempo em que o chocolate não tinha vez em um cardápio saudável. Sua matéria-prima, o cacau, é rica em substâncias benéficas e hoje até os cardiologistas aprovam seu consumo. Coma sem culpa, mas saiba que há maneira e hora certas para saboreá-lo

Diz a lenda que há muito, muito tempo o deus dos ventos roubou uma árvore dos céus e a ofereceu aos homens. Seu fruto, o cacau, foi usado em rituais sagrados e séculos depois se transformou em um produto que pode mesmo ser considerado divino: o chocolate. Afinal, ele faz bem à saúde como poucos. Oito de seus benefícios você confere nesta reportagem, com vantagens que vão desde ajudar a ter um coração mais forte até prevenir problemas durante a gravidez.

Só que, para desfrutar de maravilhas como essas, é preciso comer chocolate na quantidade certa e — atenção — na hora certa. “Não existe consenso, mas acredita-se que 6 gramas diários já seriam suficientes para melhorar a saúde”, afirma a engenheira de alimentos Cláudia Degáspari, da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Ou seja, basta um quadradinho. Às vezes, os pesquisadores indicam quantidades um pouco maiores, mas nunca mais do que 30 gramas diários, ou um pequeno tablete.

cho

O horário em que se come também faz diferença em alguns casos. Os melhores períodos são a manhã e o final da tarde. “É quando ocorrem os picos de secreção de cortisol, o hormônio do estresse. Para se livrar dele, nada melhor que um pouco de chocolate amargo”, recomenda a nutricionista Fernanda Soares, da Sociedade Brasileira de Alimentação e Nutrição.

Quando consumida em jejum, a delícia aplaca a fome e contribui para o emagrecimento. Aqui vale um alerta: não adianta apostar nas versões ao leite ou branca. “Quanto mais amargo o chocolate, maior a concentração de flavonoides, substâncias antioxidantes do cacau responsáveis pela proteção contra doenças”, afirma Eliete da Silva Bispo, engenheira de alimentos da Universidade Federal da Bahia.

Seria necessário pelo menos o triplo de tabletes ao leite para ter o mesmo benefício de uma barrinha amarga. O problema é que, assim, também viriam triplicadas as calorias, as gorduras, o açúcar…

1

1. Combate o mau humor

Para isso, só o cheiro já basta. Pelo menos é o que garantem pesquisadores da Universidade Middlesex, na Inglaterra, que avaliaram a reação das pessoas em ambientes com distintos odores. “Ao sentir o aroma de chocolate, os participantes relataram menor estresse e maior satisfação.

Algumas atividades cerebrais relacionadas ao estado de alerta foram reduzidas”, explica Neil Martin, professor de psicologia responsável pela investigação. Além disso, o cacau contém uma substância conhecida como feniletilamina, que, quando ingerida, manda de fato o mau humor embora. “É a mesma envolvida na química da paixão, e a sensação produzida, claro, é ótima”, diz Cláudia Degáspari, da UFPR.

O chocolate tem também alto teor de magnésio, mineral que age como regulador do humor, equilibrando os níveis dos neurotransmissores serotonina e dopamina, envolvidos no bem-estar.

Fonte: Saúde

Esta entrada foi publicada em Gastronomia e marcada com a tag , , , , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe uma resposta

Veja Mais

post 3 capa
Saiba usar as roupas a seu favor

Sempre que nós nos olhamos no espelho, chegamos a conclusão de que não somos/

woman-687560_640
Algumas coisas que você precisa saber na hora de comprar ou usar suas roupas

Tamanho certo da calça: As roupas em geral precisam vestir bem a maior parte

post 1 capa
Cinco dicas simples que te ajudarão mudar de atitude e aumentarão a sua autoestima

Às vezes nos olhamos no espelho e nos sentimos péssimas! E quando isso passa a

kickboxing58
Veja como deve ser a alimentação das mulheres que praticam lutas como o boxe e kickboxing

Malhadoras de carteirinha já sabem: as aulas de luta são excelentes para derre

natura-aquarela-2013_1
Nove produtos de beleza que você deve guardar na geladeira

Já imaginou guardar um esmalte do lado de uma caixa de leite? Isso pode parecer

Festa-Junina-2
Festa Junina

Origem da Festa Junina Existem duas explicações para o termo festa junina.

Beautiful-Skin
Pele

1. Esfolie semanalmente A esfoliação é a chave para uma pele macia, lind

sucos1
Beber suco pode ser pior do que tomar refrigerante; entenda

Os malefícios dos refrigerantes são bem conhecidos: diretamente ligados a di

meditac3a7c3a3o-2
Meditação

Quando chega o feriado, muita gente aproveita para descansar e relaxar. O psiq

pd-prosecco
prosecco

Sabor frutado e leve em uma bebida borbulhante que tem cara de festa e alegria.

destaque_palha_chapeu_modelo
Quais São os Tipos de Chapéus Masculino?

Um acessório pouco explorado pelo homem brasileiro que foi excluindo a peça d

caipirinhas
CAIPIRINHAS COM PICOLÉ E PIMENTA

Cachaça, limão, açúcar e muito gelo, este é o drinque favorito do Brasi

Aguarde...
Aguarde...