5 AÇÕES SIMPLES PARA USAR A ÁGUA DE FORMA CONSCIENTE

30/01/2015, 18:00. Publicado por

1. Mangueira não combina com economia de água. Aberta por 20 minutos, desperdiça quantidade do líquido suficiente para encher uma piscina de 1.000 litros. Para todos os usos, vale substituí-la por outros acessórios.

carro

 

2. Lave o carro penas uma vez por mês. Com uma mangueira, o gasto é de 560 litros de água durante meia hora. Ao usar um balde de 10 litros, o consumo é reduzido para 40 litros do líquido.

3. Para molhar as plantas do jardim, use um regador. Evite a mangueira, porque o consumo de água durante 10 minutos pode chegar a 186 litros. Com o esguicho-revólver, o gasto cai para 96 litros!

Regar-As-Plantas-16

 

4. Durante o verão, faça a rega de manhãzinha ou à noite, para reduzir a perda de água por evaporação. A economia é de 48 garrafas de 2 litros por mês. No inverno, regue dia sim, dia não.

Para molhar as plantas do jardim, use um regador. Evite a mangueira, porque o consumo de água durante 10 minutos pode chegar a 186 litros. Com o esguicho-revólver, o gasto cai para 96 litros!

5. Evite lavar o carro nos períodos de estiagem. Se estiver muito sujo, utilize o balde e um pano com produto apropriado para ajudar na higienização. O gasto com água fica no máximo em 100 litros.

 

Matéria de 2012 

A água é o recurso natural mais abundante do planeta. De maneira quase onipresente, ela está no dia a dia dos 7 bilhões de pessoas que habitam o planeta. Além de matar a sede, a água está nos alimentos, nas roupas, nos carros e na revista que está nas suas mãos, se você está lendo a reportagem em seu tablet, saiba também que muita água foi usada na fabricação do aparelho. Mas o recurso mais fundamental para a sobrevivência dos seres humanos enfrenta uma crise de abastecimento. Estima-se que cerca de 40% da população global viva hoje sob a situação de estresse hídrico. Essas pessoas habitam regiões onde a oferta anual é inferior a 1 700 metros cúbicos de água por habitante, limite mínimo considerado seguro pela Organização das Nações Unidas (ONU). Nesse caso, a falta de água é freqüente, e, para piorar, a perspectiva para o futuro é de maior escassez. De acordo com estimativas do Instituto Internacional de Pesquisa de Política Alimentar, com sede em Washington, até 2050 um total de 4,8 bilhões de pessoas estará em situação de estresse hídrico. Além de problemas para o consumo humano, esse cenário, caso se confirme, colocará em xeque safras agrícolas e a produção industrial, uma vez que a água e o crescimento econômico caminham juntos. A seca que atingiu os Estados Unidos no último verão, a mais severa e mais longa dos últimos 25 anos é uma espécie de prévia disso. A falta de chuvas engoliu 0,2 ponto do crescimento da economia americana no segundo trimestre deste ano. 

A diminuição da água no mundo é constante e, muitas vezes, silenciosa. Seus ruídos tendem a ser percebidos apenas quando é tarde para agir. Das dez bacias hidrográficas mais densa- mente povoadas do mundo, grupo que compreende os arredores de rios como o indiano Ganges e o chinês Yang-tsé, cinco já são exploradas acima dos níveis considerados sustentáveis. Se nada mudar nas próximas décadas, cerca de 45% de toda a riqueza global será produzida em regiões sujeitas ao estresse hídrico. “Esse cenário terá impacto nas decisões de investimento e nos custos operacionais das empresas, afetando a competitividade das regiões”, afirma um estudo da Veolia, empresa francesa de soluções ambientais.

 

Fontes: Globo.com e Planeta Sustentável

Sobre Mirian Gonzaga

Miriam Gonzaga é Designer de Interiores formada pela Universidade Estácio de Sá e filiada a ABD, Associação Brasileira de Design de Interiores. Amante da arte e da beleza, busca dar forma e equilíbrio aos sonhos dos clientes. Com seu estilo contemporâneo usa cor e textura para dar alegria e sofisticação ao ambiente. Em seus projetos, procura sempre novidades em design e sustentabilidade. Depois de confiar um sonho a sua amiga Cristiane, resolveram juntas colocar beleza e sofisticação em um único portal que é Atual e Chic.
Esta entrada foi publicada em Dicas e marcada com a tag , , , , , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe uma resposta

Veja Mais

post 3 capa
Saiba usar as roupas a seu favor

Sempre que nós nos olhamos no espelho, chegamos a conclusão de que não somos/

woman-687560_640
Algumas coisas que você precisa saber na hora de comprar ou usar suas roupas

Tamanho certo da calça: As roupas em geral precisam vestir bem a maior parte

post 1 capa
Cinco dicas simples que te ajudarão mudar de atitude e aumentarão a sua autoestima

Às vezes nos olhamos no espelho e nos sentimos péssimas! E quando isso passa a

kickboxing58
Veja como deve ser a alimentação das mulheres que praticam lutas como o boxe e kickboxing

Malhadoras de carteirinha já sabem: as aulas de luta são excelentes para derre

natura-aquarela-2013_1
Nove produtos de beleza que você deve guardar na geladeira

Já imaginou guardar um esmalte do lado de uma caixa de leite? Isso pode parecer

Festa-Junina-2
Festa Junina

Origem da Festa Junina Existem duas explicações para o termo festa junina.

Beautiful-Skin
Pele

1. Esfolie semanalmente A esfoliação é a chave para uma pele macia, lind

sucos1
Beber suco pode ser pior do que tomar refrigerante; entenda

Os malefícios dos refrigerantes são bem conhecidos: diretamente ligados a di

meditac3a7c3a3o-2
Meditação

Quando chega o feriado, muita gente aproveita para descansar e relaxar. O psiq

pd-prosecco
prosecco

Sabor frutado e leve em uma bebida borbulhante que tem cara de festa e alegria.

destaque_palha_chapeu_modelo
Quais São os Tipos de Chapéus Masculino?

Um acessório pouco explorado pelo homem brasileiro que foi excluindo a peça d

caipirinhas
CAIPIRINHAS COM PICOLÉ E PIMENTA

Cachaça, limão, açúcar e muito gelo, este é o drinque favorito do Brasi

Aguarde...
Aguarde...